sexta-feira, 26 de agosto de 2011



Se acabaste de comprar uma bicicleta, ou a tens guardada na garagem e resolves-te começar a pedalar com mais frequência, neste artigo vamos dar-te algumas informações para maximizar o teu conforto ao usufruir da bicicleta.
Atenção que este artigo não é de cariz competitivo.

Faz aquecimento e alongamentos. Da uma voltinha de aquecimento e então para e faz alongamentos. Os alongamentos de aquecimento consistem em "aquecer" todas as articulações rotativas (pescoço, ombros, cotovelos, pulsos, anca, joelhos e tornozelos), dê por exemplo 12 rotações a cada articulação. Faz duas repetições aos joelhos.
Depois podes também esticar os músculos das pernas para "libertá-los" e aquecer os tendões.

Hidrata-te e alimenta-te, pois o teu conforto ao longo da viagem, vai depender da tua capacidade de resistência. Em primeiro lugar ninguém gosta de praticar desporto com a sensação de fome e sede. E para os teus músculos não "queimarem" rapidamente, precisam de estar hidratados, bebe bastante água aos poucos. Poderás usar hidrofueis, mas água é o suficiente.
Há quem treine de propósito com escassez de água para habituar o corpo. Eu pessoalmente não estou muito de acordo com esse tipo de treino.
A alimentação durante a viagem também é importante, para o nosso corpo não gastar por completo as reservas que já tínhamos.

põe o teu peso no pedal exterior. Por exemplo, ao virar para a esquerda, põe o pedal direito em baixo, coloca o teu peso nele e com o corpo inclinado para o lado que está a virar (neste caso seria para a esquerda). Estes aspectos ajudarão na aderência dos pneus durante a curva. Caso comece a perder a aderência, contra-balança a direcção e liberta o pé do lado interior (esquerdo neste caso)para estabilizar tal como se faz no MotoCross.

Segura-te descontraído. Segura o guiador firmemente, mas liberta o movimento dos braços. Assim não ficará tenso. Não dando demasiada importância ao guiador, poderás concentra-te no percurso a escolher com mais facilidade, melhorando o teu comportamento ao longo dos percursos.

Olha para onde queres ir. Se olhares entre duas rochas num trilho, é por aí que vais - entre elas. Se focares uma das pedras, vais bater! Basicamente, quando focamos visualmente um local (um alvo), é para lá que o nosso cérebro indicará aos músculos como local de passagem.

Compra pneus novos. É um pequeno investimento mas com grande retribuição. Quanto melhor a escolha maior será a prestação da tua bicicleta nos mais diversos terrenos (terra, pedra solta, etc.). Os pneus gastam-se mais depressa que o que tu pensas, e borracha nova prevenirá os furos com maior eficácia. Também irá melhorar o comportamento da bike especialmente em necessidade de aderência extra.

Faz uma boa gestão da transmissão. Não mudes consecutivamente as mudanças enquanto sobes ou quando estás em esforço. É duro para a corrente e para os carretos. Tenta pedalar suavemente enquanto metes mudanças, especialmente a subir. Deverás manter a corrente paralela entre o pedaleiro e o carreto. quando sentir que já não está a fazer força e a rotação aumenta consideravelmente, põe uma mudança mais pesada (descer o carreto atrás). Quando quiseres mudar o pedaleiro para cima por exemplo, poderás mudar o carreto de trás também para cima e assim a mudança de velocidade torna-se mais suave. Poderás fazer o mesmo numa situação inversa.
Quando fores numa recta a uma velocidade considerável com uma mudança "pesada", e tiveres de parar por exemplo num semáforo, antes de imobilizar a bicicleta, muda para uma relação bastante mais leve. Assim quando tiveres de arrancar, não precisarás de mudar várias mudanças quase parado, que te atrapalhará muito no equilíbrio da bicicleta.

in Biklas BTT

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